top of page

CIDADANIA ITALIANA
VANTAGENS

São muitas as vantagens de ser um cidadão italiano, e todas essas vantagens serão suas, de seus filhos, netos, e de futuras gerações!

1. Transmissão da cidadania italiana

O direito à transmissão automática para filhos é uma das grandes vantagens de obter a sua cidadania italiana.

Para filhos menores de idade a cidadania é passada automaticamente, apenas necessitando de uma formalização simples no Comune.

Para filhos maiores de idade também é possível a transmissão de maneira simples, já que não precisarão ser apresentados documentos de outro familiar entre as duas gerações, porém é necessário a comprovação, já que seu genitor obteve a cidadania por descendência.

2. Passaporte italiano

O passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo, com ele você pode entrar em 189 países sem a necessidade de um visto de turismo, e terá fácil acesso para os Estados Unidos e  Canadá.

No caso dos  Estados Unidos, por exemplo, não é necessário agendar entrevistas de vistos. No lugar disso, é preciso apenas aplicar a ESTA, um formulário online que pode ser preenchido e entregue no desembarque. Este visto online, garante ao italiano 90 dias para ficar no país como turista e é válido por 5 anos.

3. Visto de trabalho para a Austrália e Nova Zelândia

Com o passaporte italiano é possível trabalhar na Austrália utilizando o Working Holiday Visa, um visto concedido pelo governo Australiano para que europeus explorem e contribuam com a economia do país.

Com esse tipo de visto o cidadão europeu poderá assumir jornadas de trabalho de até 40 horas semanais, diferente do visto de estudante.

A Nova Zelândia também oferece opções migratórias semelhantes para quem tem passaporte europeu, e queira morar no país.

4. Morar e trabalhar em qualquer país da União Europeia

Quem possui a cidadania italiana não precisa de visto  para morar e trabalhar  legalmente  em qualquer país da União Europeia.

  1. Alemanha; 

  2. Áustria; 

  3. Bélgica; 

  4. Bulgária; 

  5. Chipre; 

  6. Croácia; 

  7. Dinamarca; 

  8. Eslováquia; 

  9. Eslovênia; 

  10. Espanha; 

  11. Estônia; 

  12. Finlândia; 

  13. França; 

  14. Grécia; 

  15. Hungria; 

  16. Irlanda; 

  17. Itália; 

  18. Letônia; 

  19. Lituânia; 

  20. Luxemburgo; 

  21. Malta; 

  22. Países Baixos; 

  23. Polônia; 

  24. Portugal; 

  25. República Tcheca; 

  26. Romênia;  

  27. Suécia. 

5. Estudar na Europa

Com a cidadania italiana você pode estudar nas melhores universidades da Europa.

Para quem é cidadão italiano, existem muitos benefícios que contrastam com quem é estrangeiro e quer estudar na Europa. Os preços e as vantagens na hora de ingressar nas universidades ou em qualquer instituição de ensino são muito diferentes para quem é cidadão europeu.

Os valores para estrangeiros podem custar até o dobro da mensalidade anual e sendo um cidadão europeu você tem direito a vantagens como bolsas, programas de descontos e a possibilidade de estudar gratuitamente.

6. Acesso a saúde pública italiana

O sistema de saúde da Itália está entre os melhores do mundo e sendo um cidadão italiano, você tem acesso ao sistema de saúde pública.

7. Se aposentar na Itália

Obter a cidadania italiana pode ser muito mais do que apenas ter um passaporte incrível e todas as vantagens citadas, ela também te dá acesso ao sistema de previdência italiano.

Com o acordo entre o INSS brasileiro e o INPS italiano, é possível somar os anos de contribuição nos dois países e requerer aposentadorias, pensões e auxílios.

Portanto, se você sonha em morar na Itália, não perca a oportunidade de conquistar a cidadania italiana e viver todas essas vantagens.

8. Investir nos EUA

E para quem quer abrir um negócio nos EUA, se você for um cidadão italiano será necessário  apresentar um plano de negócios com investimento de somente 100 mil dólares, ao invés dos 500 mil dólares exigidos a um brasileiro.

bottom of page